Quem Somos

O Despertar da Consciência é um projeto concebido por Sebastião Camargo, orador, pesquisador e estudioso do Ensino Universal dos Espíritos e colaboradores há, pelo menos, vinte anos. Como o próprio nome aventa, seu propósito é auxiliar o ser humano no despertar de sua consciência. Em outras palavras, auxiliá-lo a conhecer a si mesmo e, a posteriori, a promover a sua autoeducação, uma vez que, conforme consta na obra O Despertar da Consciência, do átomo ao anjo, de sua autoria, “o homem pode alcançar a harmonia interior pelo domínio completo sobre si mesmo, consoante as leis que identifica ao sondar sua consciência, à semelhança de Sócrates e mais bem explicitadas posteriormente, pelo Espírito da Verdade”(pág. 35, 1ª ed.). Mais adiante, esclarece que “chegamos a um patamar de evolução em que a inteligência planetária – os mensageiros do Cristo – nos convida a despertar para uma nova consciência, a fim de podermos acompanhar e suportar o processo de transformação de um planeta de provas e expiações (onde o mal ainda predomina), para um estágio mais avançado (quando o bem prevalecerá), dando origem a um novo paradigma de planeta, designado pela espiritualidade como mundo de regeneração” (p. 38, 1ª ed.).

Sebastião Camargo se fundamentou, para o fim proposto, em raciocínios elaborados a partir dos estudos a que procedeu das obras básicas do Ensino Universal dos Espíritos, ordenadas por Allan Kardec, e de inúmeras outras, espíritas e espiritualistas, escritas por grandes estudiosos das verdades espirituais, de ontem e de hoje, encarnados e desencarnados. Seus estudos restabelecem o verdadeiro sentido de fragmentos do Espiritismo, proporcionando ao estudioso uma compreensão mais acurada das verdades implícitas nessas obras, uma vez que grande parcela da humanidade já alcançou as condições psico-intelecto-morais necessárias para tanto. O Instituto O Despertar da Consciência é uma instituição civil, constituída em 16/07/2012, sem fins lucrativos, criada com o objetivo de materializar o projeto idealizado.

Nosso Objetivo:

O Instituto O Despertar da Consciência tem por finalidade orientar os seres para o conhecimento de si mesmos, promovendo a criatura humana, à luz do Ensinamento Universal dos Espíritos, por meio da sublimação de sua personalidade, consoante o que asseverou Kardec em seu Discurso III, em Viagem Espírita de 1862, “caridade é a sublimação da personalidade”. A sublimação da personalidade conduzi-la-á ao reto proceder, a não fazer a outrem o que não deseja para si mesma, seja em pensamentos, em sentimentos, em palavras ou em ações.

Para alcançar o desiderato acima, Sebastião Camargo divulga suas ideias por meio de palestras, seminários, programas de rádio e de TV, de entrevistas na mídia, de cursos e oficinas.

Procedendo segundo o que defende, consciente de que compete, ao que almeja fazer-se um verdadeiro cristão, tornar-se um Evangelho vivo, pois, como assevera André Luiz, em O Espírito da Verdade, por Francisco Cândido Xavier, “o maior restaurador de forças é a consciência reta que asserena as emoções”, Sebastião Camargo não tem economizado esforços na dedicação ao ideal abraçado. Tem percorrido as várias regiões brasileiras, deslocando-se para onde quer que requisitem sua palavra esclarecedora e amiga, convertendo-se em um novo arauto da Boa Nova, agora em tempos de regeneração.