LIVRO: O DESPERTAR
DA CONSCIÊNCIA

O Despertar da Consciência: do átomo ao anjo

Esta obra sintetiza fragmentos do Ensino Universal dos Espíritos, explicitando a origem, a natureza e a destinação do ser. As obras da Codificação kardequiana e outras coligadas evidenciam a existência de uma única substância primitiva – o princípio inteligente do Universo –, imanente na Força Suprema, a partir da qual tudo se origina e evoluciona num continuum infindo.

No estudo que desenvolve, o autor detalha a sua trajetória evolutiva, do átomo ao anjo, facultando a compreensão de que tudo é vivo, dinâmico, solidário e interdependente no Tudo-Uno-Deus, onde o micro contém o macro e vice versa. Nessa trajetória, ao atuar como elemental nos alicerces da natureza, gerencia as vicissitudes que contribuem para que esse mesmo elemento e outros da retaguarda evolucionem.

Sebastião Camargo nos incentiva a sermos os médicos de nós mesmos, mediante a condução adequada dessas forças, segundo as diretrizes da Lei de Amor. Esclarece que a felicidade está na razão direta da liberdade e que só é livre quem assume a responsabilidade de fazer o máximo com o mínimo que conhece, a benefício de todos. O amor a si mesmo e ao semelhante é condição sine qua non para atingir as culminâncias da plenificação. Ser responsável é fazer somente o bem que propicia o Eterno Bem, o que significa pensar, sentir, falar e agir de conformidade com as determinações da Lei de Amor, Justiça e Caridade em sua maior pureza e simplicidade, dentro dos parâmetros daquilo que gostaríamos que se tornasse real em nossa existência.

Ser livre significa amar incondicionalmente todos os estágios dimensionais da criação, compreendendo-os e respeitando-os dentro de suas limitações e necessidades evolutivas. Não devemos tolher a liberdade de quem quer que seja, tampouco sermos coniventes com a imaturidade e a irresponsabilidade de alguém. No entanto, podemos e devemos iluminar e libertar inúmeras outras consciências à luz da nossa transformação pessoal.

O Despertar da Consciência - do Átomo ao Anjo, estimula o leitor a avançar, intimorato, para frente e para o alto, vencendo a si mesmo, superando-se, para, por fim, lograr a renovação e a plenitude, na vivência do amor incondicional. A proposta de auto e de aloiluminação deve ser a meta existencial da consciência que despertou. Em qualquer momento, estágio ou setor da vida, apenas fará o que julgar coerente com o Bem Supremo, posto que o bem de todos é o eterno princípio.

COMPRAR JÁ